Hoje saiu no Estadão uma notícia que todos já deveriam saber. Os arquivos do Vaticano referentes ao período do Pontificado de Pio XII serão abertos daqui a cinco anos. Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a única razão para que o acesso aos arquivos seja restrito no momento é de ordem técnica, pois catalogar e organizar cerca de 16 milhões de arquivos (só do período de Pio XII) é algo complicado, tarefa para especialistas mesmo.
Hoje, no mesmo Estadão, foi publicada uma notícia de que pesquisas de um historiador nos arquivos britânicos que reforça a ideia de que Pio XII foi omisso em relação ao sofrimento dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a notícia, destaca-se um telegrama datado de 19 de outubro de 1943, que cita um encontro entre o representante dos Estados Unidos na Santa Sé Harold Tittimann e Pio XII. Na ocasião, Pio XII se mostra mais indignado com as "grupos comunistas que se instalam nos arredores de Roma" do que com a deportação de mais de mil judeus romanos para campos de concentração nazistas, fato ocorrido no dia anterior.
Infelizmente não tenho acesso à integra das comunicações, mas pelo que vejo aqui, um dos motivos alegados é que Pio XII não tenha se mostrado indignado o suficiente com os atos dos nazistas, mas tenha achado que a ameaça comunista era, no momento, algo mais preocupante. Todos sabemos como os comunistas estavam atacando a Igreja desde antes da Segunda Guerra, com vários religiosos sendo assassinados por toda a Europa. Os mesmos comunistas que matavam religiosos estavam cercando Roma, quem sabe o que eles poderiam fazer contra o Vaticano e contra todos os religiosos que viem na Itália?
Além do mais, não penso que o fato de que Pio XII não tenha guardado a maior indignação para a situação dos judeus do que para a situação sua e de seu próprio rebanho seja um indicador de que ele tenha se omitido, pois os Católicos eram perseguidos na época e o Papa devia zelar também por seu próprio rebanho. Será que Pio XII ficaria conhecido como um Papa que abandonou o próprio rebanho em detrimento dos judeus caso ele deixasse que os católicos perseguidos pelos nazistas perecessem?
Seus filhos e os filhos do vizinho estão se afogando em um rio. Quais deles você se esforça mais para salvar?
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
2 comentários:
Concordo com seus comentários, mas a muita desinformação a respeito de Pio XII. A propaganda sovietica (que inclusive divulgou um peça teatral representando de modo detrator Pio XII) e o crescente movimento "progressista" na Igreja, jogaram na lama a memoria de um grande papa.
Foi um papa muito diplomatico, tomando parte em varios conflitos ajudando positivamente nas negociações. Usou e abusou do rádio lamentando a guerra e deixando muito claro sua reprovação ao nazismo. Inclusive escrveu um enciclica papal contra o nazi-fascismo.
Outra: sabe-se que Hitler tinha um plano de rapta-lo, pois o considerava inimigo. Ele deixou ordens que, caso fosse raptado, realizassem nova eleição papal pois ele automaticamente abdicaria, para não virar moeda de troca nas maos nazistas.
Sob suas ordens o vaticano abrigou centenas de milhares de judeus. Outras dezenas de milhares foram escondidos por mosteiros europa afora.
Quem quiser pesquisar pesquise: Pio XII foi quem mais se arriscou na defesa dos judeus. E heroicamente. Nenhuma outra entidade a época se opos violentamente e quem paga o pato é o Papa. Sob a acusação de omissão. Quando salvbou milhares na encolha (coisa que nao poderia ter feito abertamente, se o fizesse a perseguição se tornaria declarada aos catolicos tb e ai a coisa ficaria mais dificil. Muito mais dificil. E não apenas os catolicos não poderiam ajudar, como tb seriam persrguidos - como alias, jah eram, declaradamente, pelo comunismo)
Foi uma época de escolhas e decisões dificeis. E Pio XII fez as melhores que podia. E as melhores que qq outro tenha feito a época.
Pio XII foi santo?
http://www.youtube.com/watch?v=X3U8EjCd8WA
Postar um comentário