Uma picuinha que já dura alguns séculos está colocando em risco um dos lugares mais sagrados do cristianismo. A Basílica do Santo Sepulcro, local onde conforme a Sagrada Tradição afirma que Nosso Senhor Jesus Cristo foi sepultado e ressucitou está correndo sério risco de ser perdida para sempre.

O problema que impede o reparo do prédio é que a propriedade sobre o mosteiro é disputada há 200 anos pelas igrejas etíope e copta. O Arcebispo Mateus, chefe da igreja etíope-ortodoxa enviou uma carta urgente ao Ministério do Interior de Israel exigindo a execução dos reparos, mas tais reparos não foram possíveis porque eles não reconhecem direito algum dos coptas no local.
Ainda há o aspecto de que se o governo israilense intervir na situação sem o acordo das partes, acabará criando um problema diplomático entre Israel, Etiópia e Egito. O o Ministério do Interior de Israel afirma que sabe da necessidade de reparos no mosteiro desde 2004 e está disposto a arcar com as despesas da obra. Mas infelizmente nada pode ser feito sem um acordo entre as partes. O prefeito de Jerusalém, Uri Lupoliansky, afirmou que vai tentar intermediar a crise entre as duas igrejas para que seja possível realizar as reformas.
Isso mostra o perigo da falta de unidade.
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário