quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Revista "Pergunte e Responderemos" deixará de ser publicada

Saudações queridos leitores!

É com muita tristeza que trago a notícia publicada no Pastoralis.

O Último Legado de Dom Estêvão: O Fim de Pergunte e Responderemos

"Revista de Dom Estêvão" terá seu último número em setembro, após publicação de artigos deixados pelo Grande Monge, Professor, Teólogo - e amigo - falecido em abril.

PASTORALIS
Thiago Amorim Carvalho

Uma das mais renomadas publicações religiosas do país, a revista Pergunte e Responderemos, criada e editada por Dom Estêvão Bettencourt, OSB - monge, teólogo, professor, referência, mestre, homem santo - encerrará em setembro uma longa caminhada, de praticamente meio século. O anúncio se encontra no editorial da última edição, que chega às mãos dos inúmeros leitores e admiradores com significativo atraso.

A publicação, criada como um anexo de outro periódico, a já extinta "Revista Gregoriana", em 1957 para oferecer respostas a questões que versavam sobre Filosofia e Teologia, em pouco tempo se tornou uma edição independente, com tiragem mensal, só interrompida durante os dois anos em que Dom Estêvão precisou convalescer-se de uma tuberculose e não houve edições, entre 1965 e 1966; e nos quatro anos em que a revista se tornou bimestral, entre 1981 e 1985. Diversas editoras fizeram parte de sua história até que as Edições Lumen Christi tomassem o encargo da publicação, desde 1981 até nossos dias.

A morte de Dom Estêvão, aos catorze dias do mês de abril, leva consigo "sua" revista, deixando na história os cinqüenta anos de conhecimento, em apologética, Filosofia, Teologia e cultura, que Pergunte e Responderemos proporcionou a toda uma geração de leigos, religiosos, e até mesmo sacerdotes e bispos.

Segundo o editorial da última edição, cogitou-se constituir uma equipe para dar continuidade à obra, em virtude dos inúmeros apelos que chegaram às mãos do Abade, Dom Roberto Lopes, mas se julgou que o vazio intelectual deixado por aquele que foi, durante metade de um século, seu único redator, editor e diretor, era muito difícil de ser superado. O próprio Dom Estêvão, pouco antes de seu falecimento, já havia pedido, em virtude de seu estado, o encerramento da publicação.

O número, a sepultura já tem: é 555, última edição de Pergunte e Responderemos, correspondente ao mês de setembro. Apesar de sua saúde, Dom Estêvão, de maneira espantosa, ainda encontrou forças para deixar textos suficientes - achados em sua mesa de trabalho - para preencher essas edições.

A Igreja Militante perde uma fonte de valor inestimável na defesa da Verdade.

Que Deus acolha Dom Estêvão com todas as honras que merece esse grande baluarte da Fé.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: