O Estadão reproduz uma notícia muito interessante da EFE (até que enfim!). Uma versão da Bíblia que data do Século IV, o 'Codex Sinaiticus', serão publicadas na Internet!

De acordo com a reportagem, a versão digital não se limita à reprodução do texto, escrito totalmente em maiúsculas, sem espaços e imagens, mas permite sua modificação como um filme digital, com a possibilidade de mover parágrafos e intercalar a transcrição grega com a tradução em alemão.
Todos os 390 pergaminhos - o Novo Testamento completo e metade do Antigo, escritos em grego antigo - estarão na internet em 2009.
O Codex Sinaiticus tem 33,5 centímetros de largura por 37,5 de comprimento e foi encontrado em 1844 pelo teólogo Konstantin von Tischendorf em uma prateleira do Monastério Santa Catalina. Os monges autorizaram que o teólogo levasse 43 páginas do pergaminho para Leipzig.
Esse manuscrito também tem muita história recente. Em 1895, Von Tischendorf voltou ao monte Sinai e descobriu mais partes do manuscrito e convenceu os monges que também era melhor que fossem levadas a Leipzig para serem doadas ao czar da Rússia, que o apoiou para que conseguisse fazer a viagem. Desse modo, parte do manuscrito foi parar na União Soviética, que vendeu parte para o Museu Britânico de Londres em 1933, enquanto o restante continuou em São Petersburgo.
Se eu conseguir o link de onde o manuscrito será disponibilizado, trago até aqui.
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
Um comentário:
Olá, Fernando, estou esperando ansiosamente por essa Bíblia do século IV.
J.J.
Postar um comentário