segunda-feira, 2 de junho de 2008

Santo Sudário voltará a ser exibido em 2010

Saudações queridos leitores!

O Santo Padre anunciou que o Santo Sudário, a mortalha que é venerada pelos Católicos como o pano que envolveu Nosso Senhor Jesus Cristo voltará a ser exposta ao público em 2010! A última vez que o sudário foi exposto foi em 2000, ano do Jubileu. A notícia pode ser encontrada no Estadão e em ZENIT.

O pano, com 4,4 metros de comprimento por 1,2 metro de largura, exibe a inexplicável imagem invertida que lembra o negativo de uma foto de um homem que foi crucificado.

O caráter científico do sudário começou a ser estudado a partir de 1898, quando um fotógrafo de Turim constatou que o negativo das imagens representam o corpo e o rosto de um homem crucificado segundo contavam os Evangelhos.

Em 1989 o pano foi submetido a um teste de carbono 14, estabelecendo-se que era um tecido datado entre 1260 e 1390. Especialistas de prestígio científico reconhecido criticaram aqueles exames por considerar que não tiveram rigor necessário. Também foi constatado que o pedaço utilizado para a realização dos testes era parte de um remendo sofrido nessa mesma época, quando um incêndio ocorrido em 1532 afetou a sua capela e pela água das tentativas de o controlá-lo e que deixou o pano danificado, criando algumas das marcas que vemos hoje.

Ao visitar o Santo Sudário na catedral de Turim, em 24 de maio de 1998, João Paulo II explicou que o lenço constitui um "desafio à inteligência" pela extraordinária crônica visual que oferece da paixão de Cristo.

"Dado que não se trata de uma matéria de fé, a Igreja não tem competência específica para aprofundar-se sobre essas questões. Encomenda aos cientistas a tarefa de continuar investigando para encontrar respostas adequadas aos interrogantes relacionados com este lenço que, segundo a tradição, envolveu o corpo de nosso Redentor quando foi deposto da cruz", disse o falecido Papa nessa ocasião (Cf. João Paulo II, 24 de maio de 1998).

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Um comentário:

Evelyn Mayer de Almeida disse...

Que bom que gostou das meditações Marianas!
Quando aprendemos na Escola de Maria, tudo fica diferente, tudo fica mais amoroso, mais cristão!

Obrigada pela notícia do Santo Sudário. Eu fiquei muito feliz.