quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bispos da Europa refletirão sobre secularização

Saudações queridos leitores!

Os bispos da Europa se reunirão em Covadonga (Espanha) para a 36ª Assembléia das Conferências Episcopais da Europa. Uma espécie de CELAM, mas sem os comunistas. Nessa assembléia será discutido um fenômeno que tem prejudicado muito o avanço do Evangelho: o secularismo. Mais iformações em ZENIT.

Serão discutodas as razões do fenômeno e meios de combatê-lo. Entre esses meios, posso citar o ensino da Religião nas escolas, um tema um tanto espinhoso em países que se tornam cada vez mais radicalmente laicos, como a Espanha. Um fato que começa a se tornar cada vez mais evidente pra mim é que a Europa está se aproximando cada vez mais do status de "Terra de Missão". Se durante o tempo das grandes navegações a Europa enviava missionários para evangelizar os novos povos, agora eles precisam cada vez mais de novos evangelizadores, visto que a descrença e o ceticismo se alastram de maneira alarmante pelo velho mundo.

Outra ameaça ao Ocidente como um todo é a expansão do Islã, que aumenta sistematicamente na Europa, trazendo consigo suas regras e seu modo de vida, que ceifaram o desenvolvimento do mundo árabe após seu aparecimento. Deus queira que os bispos cheguem logo à conclusão de que é necessária uma atuação mais contundente na Europa, pois se eles continuarem cedendo espaço, tentando bancar os bons moços, serão engolidos.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: