segunda-feira, 9 de junho de 2008

Arqueólogos encontram primeira igreja cristã do mundo na Jordânia

Saudações queridos leitores!

O Estadão publica a notícia de que arqueólogos anunciam ter descoberto o que pode ser a primeira Igreja cristã erguida no mundo, na cidade de Rihab, na Jordânia. Segundo os pesquisadores, o templo, que encontra-se sob uma Igreja dedicada a São Jorge que ainda está em pé, foi construído entre os anos de 33 e 70 de nossa era.

"Trata-se de uma descoberta incrível, pois temos provas que nos fazem acreditar que o prédio recebeu os primeiros cristãos e os discípulos de Jesus Cristo" mencionados pelo evangelista Lucas, afirmou Abdul Qader Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos local.

Ao que tudo indica, o local, que é uma caverna, serviu de esconderijo para os primeiros cristãos durante as perseguições romanas pela atual Jordânia. Também há suspeitas de que os cristãos que lá se encontravam mantiveram-se escondidos até a conversão dos romanos.

Sendo assim, o templo teria servido de abrigo aos 70 discípulos de Jesus Cristo que, segundo a Tradição, foram obrigados a fugir de Jerusalém por causa das perseguições religiosas para se refugiarem no norte da atual Jordânia, principalmente em Rihab. Outra prova que dá mais sustentação a essa afirmativa é que a Igreja de São Jorge menciona em suas paredes os "70 amados de Deus".

Segundo a descrição de Hassan, o templo tem poucos degraus, sua estrutura é circular e conta com vários assentos de pedra para os sacerdotes.

Em um cemitério próximo à caverna foram encontrados vários objetos que, de acordo com os arqueólogos, são de imenso valor. De acordo com Abdul Qader Hussan, foram encontrados objetos de cerâmica que datam de um período entre os séculos III e VII. As descobertas mostram que os primeiros cristãos e seus descendentes viveram aqui até a queda dos romanos. declarou.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: