O que O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e a Bíblia Sagrada têm em comum? Muito mais do que vocês imaginam. Fiquem com reportagem da ACI, volto depois.
Peritos em Tolkien e C.S. Lewis apresentam livro sobre relações entre magia literária e mito entendido como narração
.- O Secretário Geral e o professor de Estética do Instituto de Filosofia Edith Stein, Guillermo Peris Batista e Eduardo Segura Fernández, respectivamente, apresentarão o livro “Myth and Magic: Art according to the Inklings”, dedicado ao tema das relações conceituais entre a magia literária e o mito entendido como narração.
No evento, iniciativa do Arcebispado de Granada e que se realizará na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada em 20 de maio, às 19h, estará presente a professora de Literatura Inglesa na Faculdade de Filologia da Universidade de Granada e autora de um dos ensaios que compõem o livro, Margarida Carretero González.
O livro recolhe “a contribuições de alguns dos principais peritos a nível mundial na obra do J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis e os Inklings –o grupo literário cujo eixo central estava formado por eles–, sobre o tema das relações conceituais entre a magia literária e o mito entendido como narração, e da sub-criação como processo artístico de invenção de mundos possíveis”, indicaram os organizadores do evento.
Do mesmo modo, assinalaram que a obra, publicada pela editorial alemã Walking Tree Publishers, é “um trabalho no que participaram vários estudiosos do âmbito universitário do leste de Andalucia, estabelecendo um espaço de colaboração entre as distintas instituições acadêmicas nas que trabalham”.
Para deixar alguns pontos mais claros, dêem uma avaliada no primeiro livro (ou filme) de As Crônicas de Nárnia sobre Aslam, o Leão que criou Nárnia e o momento em que ele é sacrificado pela Feiticeira Branca, quando ele ressurge por ter sido um inocente sacrificado e leva o povo à redenção. Alguma semelhança com a Paixão de Nosso Senhor?
Na série O Senhor dos Anéis, a traição de Sauron lembra em muito a história da Queda de Lúcifer e um outro fato muito interessante é sobre Lembas, o pão mágico dos Elfos, que é claramente inspirado na Santíssima Eucaristia (o pão que dá forças e que o mal (Gollum) quer destruir).
Não vou tirar o prazer de quem quiser ler ou assistir e procurar mais referências.
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário