Como devem saber, hoje inicia-se a visita do Santo Padre aos Estados Unidos. Essa visita será histórica e tenho a esperança de que muitos frutos surgirão de lá. Mas como sempre algumas coisas são distorcidas durante a cobertura da imprensa. O portal Terra publicou uma matéria do The New York Times sobre a visita. A matéria é mediana, mas conta com algumas distorções de praxe. Fiquem com os trechos da matéria em vermelho (íntegra aqui).
A reputação que ele desenvolveu ao longo dos anos é a de um homem duro quanto à doutrina, inimigo da homossexualidade e do aborto e defensor do catolicismo como a verdadeira fé - posições ocasionalmente difíceis de afirmar em um país diversificado como os Estados Unidos. E a reputação de Bento XVI, concordam seus críticos e admiradores, é bem merecida.
Nada disso implica que Bento XVI, que completará 81 anos na quarta-feira seja um homem centrista, indeciso. Em suas mais de duas décadas como braço direito do papa João Paulo 2° quanto a questões de defesa da fé, ele propeliu as escolhas da Igreja sobre os princípios centrais do catolicismo, contendo o que via como liberalização excessiva promovida pela geração anterior e propondo uma identidade católica forte e abertamente conservadora.
Em seus três anos como papa, ele expôs claramente os seus princípios em duas encíclicas, uma sobre o amor e a outra sobre a esperança. Também procurou se aproximar mais da ala tradicionalista da Igreja ao relaxar as restrições à celebração da missa em latim.
Em termos mais amplos, ele ordenou medidas de repressão à homossexualidade nos seminários, e forçou a aposentadoria do líder dos Legionários de Cristo, uma ordem conservadora de sacerdotes, depois de uma longa investigação de escândalos sexuais.
Os católicos de inclinações mais liberais, entre os quais muitos norte-americanos, podem descobrir que falta lugar para eles nesse rebanho.
Sinto que o The New York Times foi bonzinho com o Papa. O Santo Padre não encontrou uma cobertura tão séria quando esteve no Brasil. Acompanhemos a visita e rezemos pelos seus frutos.
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário