quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ameaças de morte contra bispo de San Marcos (Guatemala)

Saudações queridos leitores!

Em mais um ato de flagrante desrespeito à vida, vemos ameaças dirigidas contra o Bispo de San Marcos, na Guatemala. Fiquem com notícia de ZENIT, volto depois.

Ameaças de morte contra bispo de San Marcos (Guatemala)


Comunicado da diocese

SAN MARCOS, quinta-feira, 3 de abril de 2008 (ZENIT.org).- A diocese de San Marcos, pertencente à Província Eclesiástica de Los Altos (Guatemala), emitiu um comunicado à população e à comunidade internacional, no qual denuncia as ameaças de morte sofridas pelo bispo da diocese, Dom Álvaro Leonel Ramazzini, assim como por outros agentes pastorais.

Segundo se lê no comunicado, difundido pela agência missionária da Santa Sé, Fides, «em 31 de março passado, uma religiosa sofreu um ato de intimidação por parte de alguns sujeitos que impediram sua passagem, em um veículo, com o fim de fazer chegar uma ameaça de morte ao bispo».

Desta forma, há algum tempo têm sido apresentadas ameaças a outros membros da Igreja, razão pela qual a diocese expressa sua «preocupação de como a vida humana, sobretudo daqueles homens e mulheres que lutam pela verdade, pela paz e pela justiça, é atentada por quem defende projetos de morte».

O comunicado afirma também que precisamente nestes dias em que se celebrou a Ressurreição de Jesus, «nos é recordado o valor sagrado que a vida humana tem» e, portanto, «atentar contra uma pessoa é atentar contra o projeto de vida que o próprio Jesus veio instaurar na terra: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10, 10)».

Por isso, também expressam sua solidariedade para com o bispo e demais agentes que sofreram intimidações, pedem «à comunidade internacional que esteja atenta a este caso», exigindo das autoridades e dos corpos de segurança do estado que «velem pelo cuidado e garantam o respeito à vida na Guatemala».

É lamentável que ainda tenhamos esse tipo de gente, que ameaça os outros, em nosso tempo. Tenho minhas suspeitas sobre as origens dessas ameaças. Comento quando tiver mais notícias.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: