segunda-feira, 24 de março de 2008

Fundador dos Cavaleiros de Colombo rumo aos altares

Saudações queridos leitores!

Sempre disse que muitos dos melhores Católicos que conheço estão nos países onde eles são minoria. Mais um fato pra corrobar a minha tese. Fiquem com ZENIT (íntegra aqui), volto depois.

Fundador dos Cavaleiros de Colombo rumo aos altares

O Pe. McGivney ajudou famílias imigrantes

CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de março de 2008 (ZENIT.org).- O fundador dos Cavaleiros de Colombo foi declarado venerável por Bento XVI, passo que aproxima da canonização o primeiro sacerdote nascido nos Estados Unidos. O Papa aprovou no último sábado um decreto que reconhece as virtudes heróicas do Pe. Michael McGivney.

«Todos os membros dos cavaleiros de Colombo estão profundamente agradecidos com Sua Santidade por este reconhecimento do nosso fundador», disse o cavaleiro supremo, Carl Anderson.

«A força dos Cavaleiros de Colombo hoje é um testamento de sua visão que supera as barreiras do tempo, de sua santidade e dos seus ideais», afirmou.

Preocupado pela fé religiosa e pela estabilidade econômica das famílias imigrantes, o Pe. McGivney fundou os Cavaleiros de Colombo com a ajuda de vários homens da paróquia de Santa Maria em New Haven, em 1882, para ajudar a reforçar a fé dos seus paroquianos e oferecer ajuda financeira às viúvas e órfãos que ficaram atrás.

Michael McGivney nasceu em Connecticut em 1852, de pais nativos da Irlanda e imigrantes aos Estados unidos. Desde cedo, ele sentiu o chamado ao sacerdócio e em 1877 foi ordenado em Baltimore, Maryland.

Sua causa de canonização foi aberta em dezembro de 1997.

Voltei. É um alento ver essa notícia. Apesar de não serem muito conhecidos no Brasil, os Cavaleiros de Colombo são a maior organização Católica no mundo, responsável todos os anos por doações de milhões de dólares aos necessitados, principalmente imigrantes e por parte significativa do trabalho voluntário com os mesmos.

Isso prova como a Fé Católica vem sendo bem recebida nos Estados Unidos, um país originalmente protestante mas que tem se revelado uma nação que preserva e vive muito bem a Fé.

Que o Padre Michael McGivney, fundador dos Cavaleiros de Colombo seja honrados nos altares.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

3 comentários:

Dr Mark disse...

Caro amigo,
Fico feliz em ver que a nossa organizacao (knights of columbus) tem reconhecimento ate no Brasil.
Em breve quero fundar um conselho dos KofC (cavaleiros de colombos), em solo brasleiro.
Uma organiazacao deste tamanho e importancia deve ter uma filial em nosso pais, sendo o Brasil um dosmaiores paises catolicos do mundo.
Enfim, agradeco pela materia a respeito dos KofC.

Dr. Mark, 4 degree KofC , cons.#8838.

Julio Cesar disse...

Gostaria de saber se a KofC já tem representação no Brasil?

carlos disse...

Sim existe desde 1930, e sou herdeiro dos ensinamentos e dos propositos da ordem.

Forte abraço,
carlos Carvalho
carloscarvalhorj@uol.com.br