Muita gente desce a lenha na Igreja quando vêem qualquer coisa que lhes lembre influência da mesma sobre o Estado. No Anglicanismo a influência de um no outro é descarada e ninguém fala nada. Fiquem com reportagem da ACI, volto depois.
Anglicanos tiram autoridade de nomear bispos ao Premier inglês
.- Em um passo em direção a uma maior autonomia religiosa, o Sínodo geral da igreja anglicana da Inglaterra decidiu prescindir da tradicional aprovação do Primeiro-ministro inglês para a nomeação de bispos desta denominação nascida da separação propiciada por Enrique VIII em 1534.
Seguindo a tradição estabelecida por Enrique VIII quando decidiu separar a igreja da Inglaterra da Igreja católica, o sínodo de bispos anglicanos apresentava ao Rei dois candidatos, dentre os quais a coroa decidia ao eleito para ocupar uma sede episcopal.
Quando a Inglaterra virou monarquia constitucional, a responsabilidade de selecionar aos bispos dentre a dupla apresentada pela "Crown Nominations Commission", recaiu sobre o Primeiro-ministro.
Durante o Sínodo que concluiu a semana passada, os bispos anglicanos da Inglaterra discutiram se devia primar um modelo de igreja mais desligado do regime político, ou se esta vinculação devia manter-se para preservar a identidade de "igreja da Inglaterra" como completamente distinta da Igreja católica romana.
No debate terminou se impondo a convicção da necessidade de recuperar autonomia do estado para assegurar uma dimensão espiritual mais clara.
Como grande parte do protestantismo tradicional (aquele surgido com os ideais mais próximos de Lutero, não essa pouca-vergonha neo pentecostal que temos hoje em dia), o Anglicanismo já acabou mas ainda não sabe. O caos que se instalou na doutrina anglicana é tão profundo que hoje em dia eles questionam pontos elementares de sua própria doutrina.
Não há religião ou doutrina no mundo que consiga sobreviver e ser levada a sério a partir do momento que ela passa a desacreditar de si mesma.
O protestantismo já acabou. Só eles ainda não sabem.
Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.
Um comentário:
Graças a Deus!
Agora, temos de começar a reunir os três raizes da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica (Católica Romana, Anglicana, e Ortodoxa), e depois "re-convertir" os Protestantes à Igreja Cristão!
Cónego Francisco+
Postar um comentário