terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Carta à CNBB sobre o DVD da CF 2008

Saudações queridos leitores!

Em um esforço conjunto com outros apostolados e entidades, publico a carta enviada à CNBB sobre o caso dos DVDs da Campanha da Fraternidade de 2008. Fonte aqui.

CARTA À CNBB SOBRE O DVD DA CF2008
Por Equipe VS


Brasília-DF, 08 de janeiro de 2008.



Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil


Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor
Dom Dimas Lara Barbosa

Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil


Católicos em todo o Brasil têm se mostrado perplexos após a divulgação da notícia segundo a qual o DVD da Campanha da Fraternidade 2008, produzido pela Verbo Filmes e portando o logotipo da CNBB, dedicou um bloco de quase seis minutos para a participação da sra. Dulce Xavier, líder da organização "Católicas pelo Direito de Decidir", em que defende o direito ao aborto, os métodos anticoncepcionais artificiais e outras condutas diametralmente opostas ao ensinamento católico, o qual invariável e infalivelmente proclama desde sempre que "o aborto [...] destrói a vida de um ser humano [...], opõe-se à virtude da justiça e viola diretamente o preceito divino 'não matarás" (SS. Papa João Paulo II, Enc. Evangelium Viate, nº13), acrescentando ainda que "o sangue de Cristo, ao mesmo tempo que revela a grandeza do amor do Pai, manifesta também como o homem é precioso aos olhos de Deus e quão inestimável seja o valor da sua vida" (idem, nº25).

Em fóruns e listas de discussão da Internet de que fazemos parte, muitas pessoas têm se perguntado - consternadas - o motivo desta infeliz inserção e buscando maiores informações sobre o assunto.


Até o momento, as informações mais completas e confiáveis que obtivemos foram aquelas fornecidas pelo sítio do Pró-Vida de Anápolis (http://www.providaanap
olis.org.br/). Segundo o responsável por esse sítio, pe. Lodi, a participação das Católicas pelo Direito de Decidir foi "incluída sem a autorização da CNBB", tendo essa Conferência, após tomar ciência do ocorrido, ordenado à produtora Verbo Filmes o recolhimento de todos os DVDs que incluíam críticas à Igreja feitas pela mencionada senhora.

No entanto, sabemos que tal operação de recolhimento foi falha ou incompleta, pois hoje mesmo um membro do nosso Apostolado conseguiu adquirir normalmente o DVD em Brasília (onde essa Conferência mantém sede), na loja da Editora Vozes, sito na SQN 704 [cupom fiscal anexo]. Segundo a própria atendente, eles não receberam qualquer orientação ou pedido de recolhimento dos volumes referentes à essa primeira edição.


Inquieta-nos e causa-nos estranheza o silêncio dessa Conferência até o momento. Visitando o sítio da CNBB na Internet, não encontramos sequer uma nota de esclarecimento sobre o assunto, para orientar os fiéis católicos que porventura adquiriram a primeira edição do vídeo e acreditem que a CNBB esteja endossando o que foi dito pela srª. Dulce Xavier.

Não entendemos por que essa Conferência ainda não se manifestou pública e oficialmente, antecipando-se à possibilidade de que o assunto venha a ser explorado de maneira sensacionalista pelos veículos de comunicação anti-católicos e, muito provavelmente, também pela dita organização "Católicas pelo Direito de Decidir". Acreditamos que Vossas Excelências Reverendíssimas fariam muito bem às almas dos católicos brasileiros se se apressassem a esclarecer pontualmente o episódio que, apesar das informações fornecidas pelo sítio Pró-Vida de Anápolis, continua ainda com muitas lacunas.

Não sabemos, por exemplo, de quem foi a idéia de incluir a participação das Católicas pelo Direito de Decidir no DVD; não sabemos se algum representante da CNBB assistiu ao vídeo completo antes de liberá-lo para comercialização; não sabemos se a Conferência já tomou as providências esperadas no sentido de afastar os responsáveis por esse episódio lamentável que macula a Campanha da Fraternidade deste ano, a qual provavelmente é a mais importante dos últimos anos;não sabemos, por fim, qual a contra-argumentação da CNBB para os dizeres da srª. Dulce Xavier que constam nesse DVD institucional da Campanha da Fraternidade 2008.

Por último, gostaríamos de pedir a Vossas Excelências Reverendíssimas que os Bispos do Brasil sigam o exemplo dos seus irmãos norte-americanos no Episcopado, e se pronunciem oficialmente a respeito das Católicas pelo Direito de Decidir: uma entidade não-católica que se atreve a usurpar o nome dos católicos para promover doutrinas verdadeiramente anti-cristãs.

Respeitosamente, subscrevemo-nos, aguardando para breve uma resposta, a qual poderá ser encaminhada para o endereço constante do envelope.
Membros do Apostolado Veritatis Splendor
Alessandro Ricardo Lima
Alexandre Semedo
Carlos Martins Nabeto
Cledson Ramos
Emerson de Oliveira
Jaime Francisco de Moura
Joathas Bello
Marcos Monteiro Grillo
Márcio Antonio de Castro Campos
Rafael Vitola Brodbeck
Rafael Cresci
Rondinelly Ribeiro
Sílvio Medeiros
Taiguara Fernandes de Sousa


Clique sobre as imagens para ampliá-las.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: