domingo, 25 de novembro de 2007

Dica de Leitura - Tu és Pedro

Saudações queridos leitores!

Hoje lhes deixo indicado um livro escrito por um jornalista francês onde se pesquisa mais a fundo a sucessão apostólica. Fiquem com a resenha.

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".Mateus 16

"A Igreja Católica contém nela mesma um milagre: dura dois mil anos. E quando percorremos sua história, avaliamos os acidentes, os erros, os crimes, relatados brilhantemente por Georges Suffert, não podemos escapar do sentimento de estupefação".Le FigaroLittéraire

Pedro, o primeiro apóstolo, deixa Jerusalém com a missão de fundar e espalhar por terras distantes a igreja de Jesus Cristo. Isso foi há dois mil anos. Desde então, o mundo mudou radicalmente. O Império Romano ruiu, assim como tantos outros que vieram a seguir. Mas a igreja erguida por Pedro continua viva. E Roma, é hoje, a capital do cristianismo. Como a Igreja Católica nasceu, cresceu e conseguiu driblar as inúmeras adversidades ao longo do caminho? Quem são os seus principais artífices?

TU ÉS PEDRO, de Georges Suffert, é uma obra de referência para aqueles que pretendem desvendar os caminhos trilhados pela igreja que acaba de completar o seu segundo milênio. Para comemorar, muitos cristãos foram a Roma, mas poucos conhecem os pormenores da épica caminhada que começa com os primeiros passos dados por Pedro. Certamente, têm na memória imagens sobre fatos que se tornaram mais marcantes: os cristãos na arena, a louca aventura das Cruzadas, as fogueiras da Inquisição — acontecimentos isolados, de épocas distintas, que não chegam a compor uma história completa do que foram todos esse anos. Uma epopéia que se confunde com a própria história do mundo moderno.

Afinal, que mágicos processos, que poderosa sabedoria, até mesmo que milagres permitiram que essa estranha organização transpusesse o mais decisivo dos obstáculos: o tempo? Quais foram os operários de sua permanência? Que derrotas sofreu? Que erros capitais cometeu? De que modo conquistou um lugar indiscutível na história da humanidade? E por que a igreja norte-americana está preste a se transformar na mais potente do mundo?

Georges Suffert busca respostas na vida dos principais personagens da Igreja Católica, começando por Pedro e desaguando em João Paulo II. Ao Papa João Paulo II Suffert dedica páginas preciosas. O Papa que revela ao mundo a ilusão do comunismo, conclui o autor.

TU ÉS PEDRO recorda são Clemente, o primeiro Papa de que se tem registro exaustivo após a morte de Pedro. Revela que as primeiras missas aconteceram em forma de assembléias, nas catacumbas romanas, por volta do ano 100. E o porquê de santo Agostinho, desde o século IV, ser motivo de admiração por parte de cristãos e não-cristãos e os seus livros, fonte de pesquisa. Agostinho, santo Atanásio e são Jerônimo foram os primeiros padres da igreja católica romana.

GEORGES SUFFERT nasceu em 1927, é escritor, jornalista e membro do comitê editorial do Le Figaro. Foi colaborador do France Observateur e do L’Express. TU ÉS PEDRO recebeu, em 2000, o Prix des Maisons de La Presse, concedido por livreiros franceses.

O livro é editado pela Objetiva,
possui 520 páginas e tem o preço sugerido de R$ 64,90.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: