quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Novo livro sobre os Templários. Não li mas já gostei

Saiu um novo livro sobre os Templários, mas esse contém os dados do Arquivo Secreto Vaticano. Vale a pena tentar um desses. Notícia de ACI, volto depois.

Apresenta, no Vaticano, obra com o processo dos Templários

.- Esta quinta-feira se apresentou no Salão Antigo do Sínodo no Vaticano, a anunciada edição do "Processus contra Templários", que compila os documentos até agora desconhecidos do processo seguido no século XVI contra a então influente Ordem do Templo.

A obra é o terceiro volume da série Exemplaria Praetiosa, -as coleções mais significativas do Arquivo Secreto Vaticano- realizada em colaboração com a editorial Scrinium.

O livro recolhe fac-símiles dos pergaminhos originais, as atas do processo dos Templários (28 de junho 1308-1311) custodiadas no Arquivo Secreto Vaticano; enquanto em outro volume se apresenta por primeira vez em edição crítica a transcrição dessas atas.

A edição, limitada a 799 exemplares, já foi solicitada por colecionadores, especialistas e bibliotecas de todo o mundo.

Na apresentação de "Processus contra Templários" participaram, o Arcebispo Raffaele Farina, Arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, o Bispo Sergio Pagano, Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano e em qualidade de relatores os oficiais desse Arquivo Barbara Frale e Marco Maiorino, o catedrático de Historia Medieval Franco Cardini, o arqueólogo e escritor Valerio Massimo Manfredi e o presidente do Scrinium, Ferdinando Santoro.

Voltei. Vale a pena lembrar que está para sair um veredicto da Santa Sé inocentando os Templários das acusações que lhes foram impostas pelos monarcas que queriam usurpar suas riquezas e conter sua vasta influência, pois foram achados novos documentos que mostram que Sua Santidade, Clemente V exonerando a Ordem das culpas que lhes eram imputadas. Vale aguardar.

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Nenhum comentário: