quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dom Odilo é nomeado cardeal

Saudações queridos leitores!

Como se esperava, Dom Odilo Scherer foi nomeado Cardeal nessa quarta-feira. Notícia do G1.

Arcebispo de São Paulo é um dos 23 novos cardeais indicados pelo Papa. Ele poderá participar do conclave secreto para a escolha do sucessor de Bento XVI.

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, foi nomeado cardeal nesta quarta-feira (17) pelo Papa Bento XVI. Junto com outros 22 indicados, ele deve receber o barrete vermelho e o anel de ouro de cardeal no segundo consistório do pontificado de Bento XVI, marcado para 24 de novembro. O consistório é uma cerimônia em que o papa encontra seus cardeais. Além de poder participar das reuniões, Scherer ganha também o direito de votar no sucessor de Bento XVI. Dos 23 escolhidos, apenas 18 têm menos de 80 anos, o que é exigido para a participação no conclave secreto em que é escolhido o sucessor. Dom Odilo tem 57 anos.

Com as novas designações, o número de cardeais com direito a voto em um eventual conclave pela morte do Papa chega a 121 membros, um a mais que o límite fixado pelo papa Paulo VI. Outros são o argentino Leonardo Sandri, atual prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, e o mexicano Francisco Robles Ortega, arcebispo de Monterrey.

Entre os novos cardeais estão vários membros da Cúria romana e arcebispos de cidades importantes, entre eles o de Paris, André Vingt-Trois, de Barcelona, Luis Martinez Sistach, de Nairóbi (Quênia), John Njue, e o de Gênova, Angelo Bagnasco, atual presidente da conferência episcopal italiana.

Perfil Gaúcho, o novo cardeal se formou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e é bastante próximo da Cúria Romana. Antes de assumir como arcebispo de São Paulo, quando era secretário-geral da CNBB, ele se esforçou para alinhar a entidade às diretrizes do Vaticano, o que foi visto com bons olhos pelo Papa Bento XVI.

Quando o pontífice esteve no Brasil, dom Odilo foi um de seus anfitriões. Sua boa relação com Roma é favorecida também pela proximidade com o cardeal dom Cláudio Hummes, seu antecessor na Arquidiocese de São Paulo. Dom Odilo nasceu em 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo (RS).

Fiquem com Deus e divirtam-se,
Fernando.

Um comentário:

Marcio Braga disse...

E por onde anda a nomeação de Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcvebispo de Aparecida? Tão esperada desde o primeiro consistório?
Gostaria de saber qual a opinião dos leitores.

PAX VOBIS